Responsabilidade Ambiental

Home » Responsabilidade Ambiental

Você pode fazer a diferença

Quanto tempo você acha que estas coisas levam para se degradar?

O estanho leva cerca de 100 anos, o alumínio 500 anos e o vidro 1.000.000 de anos.

O papel, toma quanto muito, 50% do que consumimos, a média pessoal nos Estados Unidos, é de 250 kg de papel cada ano, se fosse reciclado, cada pessoa salvaria 416 árvores de grande porte.

Uma árvore de 15 anos produz 700 sacos de supermercado. Quando 1 tonelada de jornais é reciclada, 3 metros cúbicos de papel de escritório são poupados e de 13 a 17 árvores são salvas.

Um caminhão de jornais levado para reciclagem com um metro de altura, salva uma bela árvore de 10 m de altura.

Se colocamos em fila caminhões de lixo que diariamente recolhem o mesmo nos Estados Unidos, pode-se atingir metade da distãncia entre a Terra e a Lua.

Importância e qualidade

Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é o de estar associada à vida, ao ar que respiramos. E daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados.

A qualidade da sua existência tem a ver com os materiais que nos fornecem, como a madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros.

Sua contribuição para o planeta em geral não tem preço. Já que obtemos, através dela, a proteção dos solos, rios, nascentes, a preservação da vida silvestre e a manutenção de um bom nível de vida (ar, água) do ambiente em que vivemos.

De qualquer forma, mais importante do que saber a importância de uma árvore é saber a importância de nos comprometermos, cada vez mais, com a manutenção de ao menos uma espécie, plantando e cuidando para que se desenvolva.

Como salvar as florestas?

Como a metade das árvores que são cortadas no planeta são destinadas à fabricação de papel, usar menos papel é uma ótima maneira de ajudar a salvar as florestas. Adote estas ações:
Escreva nos dois lados de cada folha de papel e tente usar papel de rascunho ou metades de folha quando possível. Recicle todo papel quando você terminar de usá-lo;

Coloque um guardanapo de tecido em sua mochila, bolsa ou lancheira e use-o ao invés de guardanapos de papel;

Em casa, use sempre guardanapos, lenços e panos de pratos de tecido ao invés de papel;

Quando comprar papel em uma loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo, ou seja, depois dele ter sido usado por alguém. O que significa que ele foi feito com papel que já foi usado e colocado numa cesta de lixo para ser reciclado. Melhor ainda, compre 100% papel “tree-free” (isento de árvores). Isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para fazer esse papel; Peça aos seus pais para não comprarem nenhuma madeira que venha de árvores em perigo de extinção;

Cada cidadão tem o dever de proteger o verde em seu bairro. Por isso, fique de olho: nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da Prefeitura. Essa autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se oporem à derrubada desde que justifiquem os seus motivos;

As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Ajude a preservá-las;

Você pode reivindicar mais áreas verdes no seu bairro. Esse é um direito seu; Também é permitido plantar árvores defronte de sua casa e nos canteiros de avenidas e ruas; Aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e saiba como cuidar das plantas; Divulgue informações sobre preservação do verde no jornal da escola, no mural, em impressos e também no jornal do seu bairro.

Se cada um de nós fizer a sua parte na reciclagem podemos fazer uma grande diferença.

Dicas

Quando comprar papel em uma loja, tente comprar papel reciclado com 100% pós-consumo.

Melhor ainda, compre 100% papel "tree-free" (isento de árvores). Isso significa que nenhuma árvore precisou ser derrubada para fazer esse papel.

Assista o vídeo e veja como é simples