Reforma da Previdência: Entenda como vai ficar o segurado que possui mais de um benefício previdenciário

A Previdência Social autoriza o segurado a receber mais de um benefício previdenciário. No entanto, a Reforma da Previdência promete alterar essa cumulação.

Com a aprovação da Reforma da Previdência a pessoa vai receber 100% do benefício mais vantajoso. Por exemplo: se a aposentadoria é de R$ 2.000,00 o segurado receberá exatamente esse valor.

Do outro benefício que pretende-se cumular, será recebido 80% se o valor do segundo benefício for igual ou inferior a um salário mínimo. Se o valor do segundo benefício for entre 1 e 2 salários mínimos, então o segurado receberá 60% do valor.  A porcentagem será reduzida para 40% se o valor for entre 2 e 3 salários e se for entre 3 e 4 salários mínimos, a pessoa receberá o salário integral do primeiro benefício + 20%.

É perceptível que atualmente é possível cumular os benefícios, recebendo integralmente de ambos. Mas com a Reforma, ainda será permitido cumular, mas o segurado não receberá tudo do que tem direito.

Essas modificações só valerão para as cumulações solicitadas após a aprovação da Reforma da Previdência. Se hoje você é aposentado e pensionista do INSS, fique tranquilo, no seu caso nada mudará e será depositado o mesmo valor de sempre.

Todas essas novas propostas são para novos benefícios solicitados depois da aprovação. Então se você é pensionista, verifique se já é possível pedir a aposentadoria agora e se faltar alguns meses, é indicado recolher retroativo.

É indicado que o segurado realize um planejamento ou uma simulação para analisar se na vigência da Lei antiga ainda é possível cumular benefícios. 

Dica extra: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana?

Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS. https://viverdecontabilidade.com/inss-na-pratica/

Fonte: Márcio Braz